Congresso tem novos comandantes: Hugo Motta e Davi Alcolumbre
- Detalhes
- Categoria: Agência DIAP
Não houve surpresas em ambos os resultados. A Câmara elegeu por amplíssima margem de votos (444) — no primeiro turno —, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). E o Senado confirmou Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com 73 sufrágios. O mandato de ambos vai até 2026.
Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) | Fotomontagem: agências Câmara e Senado
O deputado do chamado Centrão, de 35 anos, é o mais novo presidente da Casa. E é, ainda, o 20º presidente nordestino a conduzir os rumos da Câmara dos Deputados. Os adversários dele — os deputados Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ) e Marcel van Hatten (Novo-RS) —, tiveram, respectivamente, 22 e 31 votos.
Leia mais:
Favorito à presidência da Câmara, Hugo Motta é eleito com 444 votos para conduzir a Casa até 2026
Senado Federal
O senador do Centrão, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) confirmou, também no primeiro turno, o que era esperado por 10 entre 10 observadores da cena política em Brasília, em particular no Congresso Nacional.
Leia mais:
Com 73 votos, Alcolumbre confirma favoritismo e é o novo presidente do Senado
Ele foi eleito com 90% dos votos dos senadores para comandar a Casa até 2026. Alcolumbre obteve 73 dos 81 votos dos senadores. Os 2 adversários saíram do pleito — senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) — cada, com 4 votos.
Reeleito em 2022 — ele dirigiu o Senado entre 2019 e 2021 —, o senador volta à presidência da Casa depois de presidir a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), entre 2023 e 2024.
Retomada dos trabalhos
A inauguração dos trabalhos legislativos de 2025 está marcada para esta segunda-feira (3), às 16h. Deputados e senadores se reúnem, em sessão solene, para abrir a 3ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura — o que corresponde ao terceiro dos 4 anos que compõem a legislatura iniciada em 2023.
A sessão ocorre no plenário da Câmara dos Deputados e vai ser conduzida pelo novo presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre.
Reunião com Lula
O presidente Lula (PT) vai receber os presidentes eleitos da Câmara e do Senado, na próxima segunda-feira (3).
A informação do encontro de Lula com Motta e Alcolumbre foi confirmada, neste sábado, pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Razões do encontro
Basicamente, 3 são as razões desse encontro, que deve selar novas relações entre o Planalto e o Congresso Nacional:
• Motta e Alcolumbre são independentes em relação à gestão Lula, o que significa que será necessário o Planalto manter frequente articulação com as 2 casas legislativas;
• O encontro busca diálogo aberto com as 2 casas e proximidades com os chefes do Legislativo; e
• A avaliação feita por governistas é que a relação deve melhorar na Câmara, mas ficar mais incerta no Senado.