cabecas 2025

DIAP divulga “Cabeças” do Congresso 2025; saiba quem são

150 parlamentares protagonistas do processo decisório. Desses, 100 são “Cabeças” e outros 50 estão em “ascensão”.
agenda do congresso nacional

PEC 66 e licenciamento ambiental estão na pauta da Câmara

Esforço concentrado nesta semana tem em pauta precatórios, licenciamento ambiental e renovação de benefícios tributários
seminário. neuriberg

DIAP debate os impactos da Reforma Administrativa para o Estado

Especialistas, sindicalistas, parlamentares e representantes do funcionalismo público reuniram-se nesta terça-feira (8) no seminário "Reforma Administrativa"
Veja mais Agência DIAP

neuriberg dias mp 889 19

Lideram a lista, os partidos que formaram a federação composto pelo PT, PCdoB e PV, que lançaram 524 candidaturas a deputado federal.

Encerrado o prazo de registro de candidaturas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), confirmou-se a expectativa do aumento de candidatos ao cargo de deputado federal neste pleito. Em 2018, foram 8.588. Até o momento, são 10.289 candidatos que vão disputar as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. Isso representa crescimento de 1.701 ou acréscimo de 4% de candidaturas.

Neuriberg Dias*

eleicoes 2022

No Senado Federal, comparado ao pleito de 2014 quando 1/3 ou 27 das cadeiras foram renovadas também teve aumento de 185 para 235 postulantes ao cargo de senador da República nestas eleições gerais.

Basicamente, 2 motivos explicam esse aumento. O primeiro, pela necessidade de sobrevivência dos atuais partidos políticos que precisam atingir a cláusula de desempenho que aumentou de 1,5% para 2% de votação nacional para ter direito aos fundos partidário e eleitoral, bem como, o acesso ao tempo de Rádio e TV.

O segundo motivo, para atingir as novas regras introduzidas pela Lei 14.201/21 que mudou a forma de cálculo para distribuição das “sobras” eleitorais — as vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional — que exigem de os candidatos obter votos equivalente pelo menos 20% do quociente eleitoral e os partidos conquistarem mínimo de 80% para garantir a eleição dos candidatos.

Lideram a lista, os partidos que formaram a federação composto pelo PT, PCdoB e PV, que lançaram 524 candidaturas a deputado federal.

Em seguida, Republicanos (518), União Brasil (506), PL (502), e PP (501). Esses partidos compõem, atualmente, a tropa de choque do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Reeleição
Em levantamento coordenado pelo DIAP, com apoio da Contatos Assessoria Política, consultoria política parceira do Departamento, o órgão antecipou, com base em dados do TSE, o índice de recandidaturas dos atuais deputados federais, que é o mais expressivo das últimas 8 eleições.

Os partidos tinham até esta segunda-feira (15), como data limite, para pedir ao TSE, o registro das candidaturas. Superada essa fase, salvo alguma retificação da Corte Eleitoral, constavam na plataforma do TSE, 446, ou 86,93%, dos 513 deputados federais, como candidatos à reeleição. A conferir. Até sexta-feira (19), a Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem consolidar esses dados.

Como critério, o DIAP considera candidato à reeleição apenas os deputados federais no exercício do mandato no momento do pleito, independentemente de serem titulares, suplentes ou efetivados durante a legislatura.

A Câmara dos Deputados, que também divulga a relação de recandidaturas, considera também os suplentes que assumiram o mandato em algum momento da legislatura.

(*) Jornalista, analista político e diretor de Documentação do Diap. É sócio-diretor da Contatos Assessoria Política.

Veja abaixo resumo estatístico das candidaturas:

partido deputado 2022deputado federal 2022

tabela1 2022

partido senador 2022

senador 2022

tabela2 2022

Artigos

Veja mais Artigos

Notícias

Veja mais notícias

Publicações do Diap

  1. Estudos Políticos
  2. Quem foi Quem
  3. Estudos Técnicos
  4. Cabeças do CN
  5. Educação Política
Veja mais publicações

Canal Diap

Acessar o canal

Nós apoiamos

Nossos parceiros